No Vale do Jaguari, São Francisco de Assis se destaca quando o assunto é Carnaval, pois todo trabalho está sendo focado na organização dos bailes do carnaval de rua e nos desfiles das cinco escolas de samba que enfatizam todo aspecto cultural na avenida.
Foto: Unidos do Pé Preto (campeã em 2012)
Através de investimentos municipais com auxílios financeiros às agremiações carnavalescas, o município também é responsável por toda infraestrutura do evento que está sob a coordenação do Departamento de Cultura e para isso, equipes das diversas secretarias municipais estão se somando na organização para garantir a promoção do evento.
Programação: Dia 01/03 – (21h) abertura oficial e desfiles das Escolas de Samba Imperadores e Mocidade; Dia 02/03 – (21h30) Desfiles das Escolas de Samba Asas da Liberdade e Gaviões Assisenses; Dia 03/03 – (21h30) – Desfile da Unidos do Pé Preto; Dia 04/03 – (19h) – Apuração dos resultados; (22h) – Desfile dos Blocos Carnavalescos. Diariamente, após às 23h30, as bandas Expresso Folia e Os Futuristas animam o Carnaval de Rua.
Concursos: As escolas de samba serão julgadas pelos quesitos bateria, evolução, conjunto, enredo, harmonia, comissão de frente, fantasias, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo. Os blocos carnavalescos concorrem através de regulamento específico para o evento sendo julgado criatividade, organização, animação, melhor música e melhor camiseta.
Infraestrutura: A comissão organizadora terá diversos espaços montados na Avenida do Samba, localizada em frente à Praça Independência, sendo que para isso está executando o PPCI - Programa de Prevenção Contra Incêndio. Cada estrutura montada como palco, camarote, sonorização e iluminação possui a devida responsabilidade técnica, exigida no processo licitatório.
Segurança: Por ser em via pública, a segurança do Carnaval 2014 está sob a responsabilidade da Brigada Militar com apoio do BOE – Batalhão de Operações Especiais, que orienta para não utilização de bebidas em vasilhames de vidro. O Conselho Tutelar também permanecerá na área do evento com o objetivo de oferecer proteção à crianças e adolescentes.
Alimentação: Na área do Carnaval somente os bares devidamente instalados no local que comercializarão bebidas e alimentação, sendo que nas proximidades, o comércio também estará aberto, além de vendedores ambulantes que ficarão em ruas paralelas ao evento.
Saúde: Através da Secretaria de Saúde, estarão na área do carnaval, profissionais e ambulâncias que prestarão os primeiros atendimentos em caso de urgência e emergência.
Sanitários: Além dos banheiros disponíveis na Praça Independência, serão disponibilizados mais 10 sanitários químicos.
Imprensa: Toda imprensa está convidada e terá um local exclusivo reservado no camarote principal, sendo necessário apenas o credenciamento.
Fotografia e filmagem: Somente será permitida, após credenciamento junto à secretaria do Carnaval 2014.
Herton Couceiro/ Diretor de Cultura - PMSFA