Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Horário de Atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 h às 14 horas
Telefone: 55 3252 2720
E-mail: agriculturasfa@yahoo.com.br
Endereço: Rua Silva Jardim, nº 1486 – Centro
Compete a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento ações voltada ao incentivo do desenvolvimento rural.
Atividades Desenvolvidas:
Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M. – Serviço integrante da estrutura permanente da Secretaria Municipal de agricultura e Abastecimento, mantendo atualmente em seus registros 11 estabelecimentos ativos, sendo 10 agroindústrias e 01 abatedouro de bovinos e ovinos.
Estamos caminhando para adesão ao SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.
Patrulha Agrícola – composta atualmente por 01 retro escavadeira e 05 tratores agrícolas, além de globe, grade, pé-de-pato, roçadeira, ensiladeira, caçamba raspadora, reboque e tanque para distribuição de adubo líquido e/ou água.
Horto Municipal – Produz e comercializa mudas de eucalipto, mudas nativas e exóticas, são comercializadas e doadas à comunidade e instituições públicas e privadas do município. Parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Programas desenvolvidos pela Secretaria:
Programa troca-troca de sementes - desenvolvido em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, através do FEAPER.
Programa Jeito Caseiro – No âmbito do programa Jeito Caseiro foram desenvolvidas ações de auxílio as agroindústrias.
Programa de Piscicultura – Em fase de implantação. Desenvolvido em parceria com a Emater RS.
Programa de Ovinocultura – Em fase de implantação. Desenvolvido em parceria com Senar, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Emater e Inspetoria Veterinária e Zootécnica. Com a formação de dois grupos de produtores, com 10 integrantes cada.
Programa Nacional de Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PNCBT -desenvolvido com a finalidade de promover ações voltadas a erradicação da brucelose e tuberculose, através da vacinação de torneiras, de 2 a 8 meses de idade e da realização de teste para comprovar a sanidade de reprodutores, em laboratório próprio. O laboratório encontra-se estruturado, já vistoriado por técnico credenciado do Ministério da Agricultura, aguardando a emissão do atestado de conformidade por este órgão.
Programa Municipal de Controle de Carrapatos – Aproveitando a estrutura do laboratório existente, o município irá realizar testes de biocarrapaticidograma, com a finalidade de identificar a resistência dos carrapatos aos princípios ativos dos carrapaticidas comerciais. Os equipamentos necessários estão em processo de compra.
Atenciosamente,
Karine Lanzanova dos Santos
Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento